segunda-feira, 25 de junho de 2012

Os preços dos imóveis vão cair?

Essa é uma pergunta que eu costumo responder com frequência. E a resposta é simples: não, os preços não vão cair.


Essa é uma associação direta muito comum com os preços das ações, se sobrem muito, um dia devem cair. E também, acredito que isto esteja fresco na cabeça das pessoas dada a crise imobiliária nos EUA e agora na Europa.


O que fariam os preços de um imóvel cair são dois fatores : excesso de oferta, falta de demanda.

Excesso de oferta de imóveis novos é impraticável em um país burocrático como o Brasil. É muito difícil se aprovar um projeto nas municipalidades, além de todo um trâmite jurídico mais burocrático ainda para se conseguir ofertar os imóveis. No meu texto de Qual o melhor mês pra eu comprar um imóvel na planta? eu afirmo que o faturamento de imóveis na maior capital do país cresceu 5,5% a.a. acima da inflação. Onde está o excesso de oferta?

O excesso de oferta de imóveis usados poderia acontecer como aconteceu na recente crise nos EUA ou na Europa se nós tivéssemos a mesma estrutura financeira de empréstimos para o imóvel. Mas não temos. O nosso sistema é muito melhor. O sistema financeiro brasileiro é um dos mais seguros do mundo e sabem por quê? Por que nós temos que nos proteger da criatividade do brasileiro.

A falta de demanda é um problema que teremos no Brasil. Em 50 anos. Quando a população envelhecer e não tiver mais filhos. Por que até lá, teremos de conviver com: a) o aumento da renda da população , em São Paulo a renda per capita era de 20 mil R$/ano em 2004 e passou para 40 mil R$/ano em 2011; b) acesso ao crédito, que tem aumentado todo ano e ainda falta muito pra chegarmos nos níveis de países como México e Chile.

Faltam fundamentos para afirmar que os preços dos imóveis cairão no Brasil. E se você acha que os preços dos imóveis estão caros, eu te respondo: imóvel não está caro, imóvel é caro. Sempre foi e sempre será.

10 comentários:

  1. Excelente análise, concordo 100%. Imovel sempre foi e sempre será caro, e, se comparado ao preço de automóveis, roupas, restaurantes, bebidas, e serviços em geral, é uma pechincha. Já parou pra pensar no valor do m² de um automóvel? Sem falar no custo de manutenção e combustível e a depreciação constante que sofre. Imóvel, pelo contriário, sempre foi e sempre será investimento. Um porto seguro para o seu dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. Importante a sua avaliação , também merece analise o que está acontecendo em todo o Brasil , que tem um crescimento demografico muito expressivo , além da ampliação de renda das classes menos favorecidas e fortalecimento da classe C , com tudo isso , realmente investir em imóveis é um porto seguro e sempre o que eu presenciei em toda a minha vida , os imoveis em linhas gerais nunca cairam , mas afirmo vc.está de parabens pelo seu comentário , muito atual sua observação aguçada e pertinente , abraços J.Gastão P.Silva

    ResponderExcluir
  3. Interessante a análise. Gostei da forma como você se posiciona com argumentos e não fica em cima do muro. O mundo é feito de crenças e de quem acredita nelas e você tem a sua crença bem definida.

    As pessoas podem ou não concordar mas estas (que podem ou não) não estão ai fora fazendo.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. boa a sua visão do mercado, os preços só cairão "SE", enfatizo o se, realmente ninguem comprar imoveis, e nem alugalos mais por pelo menos cinco anos, e as construtoras nao lançarem mais nada pelo mesmo tempo. Mas nos somos brasileiros e sempre tem um jeitinho.

    ResponderExcluir
  5. Gostei de sua abordagem, bem clara e definda.

    ResponderExcluir
  6. Concordo que no longo prazo, em linhas gerais, os preços dos imóveis não vão cair.
    Mas, com o aumento das linhas de crédito a demanda cresceu acima do "normal" (causando aumento de preço) e muitos empreendimentos foram iniciados para suprir essa demanda. Não é de se esperar que algum tempo depois a relação de oferta/demanda retorne a um patamar anterior causando queda no preço?

    ResponderExcluir
  7. O preço dos imóveis irão cair sim. A renda do brasileiro não acompanhou nem de perto essa valorização especulativa, onde quem comprou muito foram investidores.

    Quem compra no atual patamar de preço vai pagar o pato

    http://www.bolhaimobiliaria.com/

    ResponderExcluir
  8. A crise ka fora parece invitavel. Nste cenario, seca credito de fora p. Brasil, bancos descapitalizados, aumento da inadimplencia, queda no emprestimos concedidos, e por fim, queda nas vendas, com necessidade de desovar estoques, com generosos descontos. Fato acima ja comecou. Ate que ponto vai? Nao será caso. De bolha como la fora, mas uma consideravel correcao. Està em processo.
    Eu aposto minhas fichas que. Irá ter uma bela oportunidade. De comorar barato em 3 anos.
    Aguenta, economiza e aplica suas economias, dica de amigo. Nao ganho nada com isso. Ha Muita gente. Dizen do p comprar. Sao as pessoas que vivem deste mercado, corretores, engenheiros, empreiteiros, construtotres em geral. Tenho dito.
    Aguardem, quemmviver verá

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito dos comentários e argumentações, peço que me cadastre para receber novos. zacgoes@hotmail.com

    Obrigado!
    Isaque Góes.

    ResponderExcluir
  10. "O sistema financeiro brasileiro é um dos mais seguros do mundo e sabem por quê? Por que nós temos que nos proteger da criatividade do brasileiro...." HAHAHAHAH!! ADOREI ESSA DEFINIÇÃO SUA.... Mas.."criatividade" ou "malandragem" ? kKKKKK

    ResponderExcluir