quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Como acelerar a venda do seu imóvel


Como eu disse no meu post Mas e a liquidez do investimento imobiliário? Imóvel não tem liquidez e não é para ter. Mas se você tomou a decisão de vender um imóvel eu vou deixar algumas sugestões que possam ajudar você a vender o seu imóvel.

Aqui, eu não pretendo falar em marketing, em como levar os clientes ao seu imóvel, pois as são de conhecimento de todos: contratar uma ou várias imobiliárias; anunciar no ZapImóveis; e conversar com o zelador ou o guarda da rua.

Aqui eu vou dar três dicas que realmente comovem o comprador, uma vez que ele esteja visitando o seu imóvel e são simples: limpeza, iluminação e paisagismo.

Existem pessoas que ficam sufocadas quando entram em imóveis sujos, principalmente as mulheres. E convenhamos, são elas que tomam as decisões. Um imóvel vazio fica sujo, mesmo que você não queira. Gastar 80 reais por mês para uma faxineira ir um dia e dar uma boa limpada no imóvel além de não espantar as senhoritas, passa a impressão de que o imóvel está bem cuidado.

Ver o bem que você está comprando com iluminação é uma técnica muito utilizada por lojistas e até por donos de cassinos. Muita luz lembra inconscientemente um dia ensolarado, feliz. Se você tiver um imóvel comercial na rua, uma loja, contrate uma empresa de iluminação. O custo é muito menor do que você imagina e você ainda terá a vantagem de expor o seu imóvel de noite, que sem iluminação, convenhamos, é bem difícil. Se você tiver um apartamento, não precisa refazer o forro com iluminação indireta, é só instalar lâmpadas. É simples, mas ajuda bastante.

Paisagismo é outro item fundamental. No site da paisagista Thays Nogueira (clique aqui) tem uma foto de um ambiente antes e depois da implantação de poucos vasos. Mudaram um ambiente extremamente árido para o lugar mais aconchegante da casa. Paisagismo é um capricho e isso além de deixar mais bonito também passa a imagem de que você cuidou do imóvel.

São três dicas de custo baixo em relação ao imóvel que podem acelerar a venda ou locação.

Ps: Outra dica para quem quer vender um apartamento recém entregue é: coloque um carpete de madeira claro. É fácil de manter limpo, amplia o ambiente, e é barato.

Um comentário:

  1. Gostei das dicas, vc como sempre muito criterioso.

    Abs,
    Alexandre

    ResponderExcluir