sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Vale a pena ser investidor junto com o incorporador?

Este foi um questionamento feito a mim por um grande amigo. E cabe a mim, como incorporador, ressaltar os riscos e o retorno desta oportunidade. Pois os meus investidores acreditam ser o melhor negócio imobiliário, dado o risco assumido.

Eu gostaria de expor os riscos embutidos no negócio de incorporação e dizer que o retorno é compatível com o risco assumido.

São quatro os riscos assumidos quando se investe juntamente ao incorporador: o produto; as questões da municipalidade; as questões jurídicas; e o risco financeiro.

Em relação ao produto eu acho importantíssimo salientar que a empresa de vendas deve ser consultada para verificar se o produto oferecido é compatível com o mercado. Oferecer um produto de quatro dormitórios onde o mercado só aceita dois ou três, é correr o risco de não vender no lançamento e aguardar o final da construção da obra, para ver se então o mercado aceitará o produto ofertado. Isso pode complicar o investidor na questão de exposição de caixa.

Verificar se um projeto pode ou não ser aprovado é uma responsabilidade da incorporadora. Mas cabe ao investidor questioná-la em relação ao zoneamento, se haverá ou não desapropriação da área, se existe loteamento aprovado na região, se existe adutora da Sabesp sob o terreno, ou se uma antena da Embratel prejudica a construção do empreendimento.

A viabilidade jurídica é fundamental para a implementação do negócio. Se o proprietário do terreno tiver uma dívida que exceda o valor do imóvel, o negócio pode ser desfeito até quatro anos depois da venda do imóvel, inclusive escriturado e registrado na prefeitura. Ou seja, se a análise jurídica não for bem feita, ao término da construção, um juiz pode cancelar a venda do terreno e pedir que o terreno seja devolvido ao credor. Isso seria um pavor para o investidor.  Portanto, se for investir em incorporação, eu advirto que é extremamente fundamental a supervisão de um advogado.

Finalmente, o risco financeiro. Ele existe na medida em que o prazo para aprovação independe da vontade do incorporador. Pode levar três meses como doze. E isso prejudica as expectativas do investidor. Embora a correção do preço de lançamento seja feita pelo INCC, quando você frustra uma expectativa, não há como consolar o investidor.

Investir em incorporação é um ótimo negócio,com retorno de 30 a 40% ao ano, contanto que se invista em empreendedores experientes no mercado. Que dominam as legislações e as práticas de mercado. E não custa nada lembrar, se quiserem investir invistam com a Trust Real Estate.

4 comentários:

  1. Muito bacana seu Blog e boas infos Mas tem algo que nunca vejo em lugar algum.... E é estranho q não falem sobre isso..:

    Vejamos: Em 25 anos no Reino Unido notei q 90% da população q trabalha tem condições de assumir uma casa/apto financiado..e pagar.

    Aqui no Brasil mais de 60% ganham 700 Reais ou muito menos...e quem ganha acima de uns 4 mil reais, q poderia arcar com um financiamento privado, não passa dos 15% da população... Ou seja: quem comenta sobre imóveis no Brasil sempre está falando dos 15% !!!!! Como se no Brasil vivesse apenas uns 30 Milhões de pessoas !! Pq voces não falam sobre isso? Vergonha? os veem como uns nada? São irrelevantes? Pq? No Brasil atual sobra imóveis pq os 15% já compraram..e tem mais: raramente se consegue aluguel acima dos 2.5% e/ou 3% do valor do imóvel... Eu tenho 4 e sei disso. Em Fortaleza..pior ainda!! Falo no geral, claro!! E não dos 15% !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clelio,

      Infelizmente é difícil comparar oo Brasil com o Reino Unido. A distribuição de renda não mudou muito aqui nos últimos 200 anos e realmente a maior parte da população mora em condições precárias.

      Para tentar ofertar imóveis para essa população o governo criou o programa minha casa minha vida. Que oferece taxas de juros subsidiadas. Mesmo assim as taxas ainda são altas comparadas a países de primeiro mundo.

      Mas o problema de falta de moradia é uma das conseqencias da má distribuição de renda, que é um reflexo da baixa escolaridade média da população.

      A partir do momento que o país investir em educação teremos uma melhora da renda da população o que a permitirá ter acesso a moradia.

      Já é sabido dos dirigentes das nações que dar o imóvel a população mais carente não resolve o problema. Você precisa fornecer condições para que essas pessoas possam comprá-lo.

      Espero ter esclarecido a sua dúvida.

      Excluir
  2. Olá, Martim! Fazer análise de riscos é algo raro nesse setor. Trabalho com assessoria para empresas construtoras e investidores no assunto de desenvolvimento de produtos e normalmente ninguém quer falar em riscos. Jogam para os céus o destino do investimento. Por isso, seu artigo é muito adequado.
    Abraço!
    Paulo Degani

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de apresentar uma excelente oportunidade de um terreno com 80.000m² para permuta ou parceria 100%
    veja link
    http://www.jpsaraivaimoveis.com.br/engine.php?id=105873&page=detalhe&cd_bairro=9118163&cd_negocio=&cd_tipo=531063&cd_imovel=3471133&ini=6&cd_cidade=473&retorno=resultado

    Terreno escriturado documentação em dias, ótima oportunidade para construtoras e incorporadoras, todo murado área 80.000,00 m2 (Única oportunidade da região) ótimo para a construção de casas em lotes de 200m² (temos ideia de possível projeto com estudo)
    Este terreno fica localizado em uma grande área de expansão ao lado do pedágio da estrada do coco Ba-099 e a 2 km a norte do Alfa ville litoral norte
    A 10 km do polo petroquímico de Camaçari/Bahia (Cidade do Saber), 10 km da Praia de Arembepe, 5 km para Praia de Jaua, 15Km para o Aeroporto Luiz Eduardo, Ótima Localização.
    estuda-se propostas
    tend0 interesse por favor não exite em me contactar
    --
    Att. José Paulo Saraiva
    +55-71-91456005(tim
    +55-71-88486005(oi)
    jpsaraivaimoveis@gmail.com
    contato@jpsaraivaimoveis.com.br
    http://jpsaraivaimoveis.com.br/

    ResponderExcluir